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Este questionário pode ser preenchido pelos pais ou pelo professor, e auxilia o psiquiatra a avaliar a intensidade dos sintomas. 

O questionário denominado Swanson, Nolan e Pelham (ou Swanson, Nolan and Pelham Questionaire), mais conhecido na literatura pela abreviatura SNAP, foi construído a partir dos sintomas elencados no Manual de Diagnóstico e estatística (conhecido por DSM, ou Diagnostic and Statistical Manual) da Associação Americana de Psiquiatria. O questionário SNAP-IV, resultante da quarta versão do DSM (DSM-IV), possui uma tradução brasileira, validada pelo Grupo de estudos do Déficit de Atenção (GEDA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SNAP - IV   Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escolaou tarefas:
2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer:
3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele:
4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações:
5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades:
6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado:
7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex:brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros):
8. Distrai-se com estímulos externos:
9. É esquecido em atividades do dia-a-dia:
10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira:
11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado:
12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado:
13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma:
14. Não para ou frequentemente está a “mil por hora”:
15. Fala em excesso:
16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas:
17. Tem dificuldade de esperar sua vez:
18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos):

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Como avaliar:
1) Se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9, existem mais sintomas de desatenção que o esperado.

2) Se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18, existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado.

 

O questionário SNAP- IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.

IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! 

Veja abaixo os demais critérios do DSM-IV:
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)

CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.

CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex. na escola, no trabalho, na vida social e em casa).

CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.

CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.

Como suspeitar do diagnóstico:
1) É necessário haver pelo menos 6 sintomas assinalados na coluna laranja ou vermelha, no CRITÉRIO A.

  • Pelo menos 6 sintomas VERDES (1 - 9) e menos que 6 sintomas ROSA (10 - 18): TDAH Tipo Predominantemente Desatento.

  • Pelo menos 6 sintomas ROSA e menos que 6 sintomas VERDES: TDAH Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo.

  • Se tiver 6 ou mais sintomas VERDES e 6 ou mais sintomas ROSA: TDAH Tipo Combinado.


2) Os CRITÉRIOS B, C, D devem obrigatoriamente ter resposta SIM.
3) O CRITÉRIO E necessita da avaliação de um especialista, uma vez que os sintomas do Critério A ocorrem em muitos outros transtornos da infância e adolescência. Se os critérios A, B, C, D e E estiverem atendidos de acordo com o julgamento de um especialista, o diagnóstico de TDAH é garantido.

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