top of page

Venvanse e Ritalina vs. Saúde Mental

Vivemos em uma época em que, cada vez mais, é cobrada uma absorção e retenção de enormes quantidades de informações. Principalmente com a crescente concorrência nos mais diversos concursos.


Portanto, muitas pessoas acabam recorrendo a essas medicações, em busca de disposição e concentração para longas horas de estudo. Acontece que elas podem provocar diversos efeitos colaterais, inclusive ansidedade e distúrbios do sono. Isso prejudica em muito o aprendizado, levando a pessoa à um ciclo vicioso de ansiedade-pior rendimento-frustração.


As duas medicações mais usadas são a Ritalina (Metilfenidato) e o Venvanse (Lisdexanfetamina), com mecanismos de ação semelhantes, aumentando a atividade de Noradrenalina e Dopamina no córtex pré-frontal (que estaria reduzida no paciente com TDAH).

Obs: como o Venvanse é uma Anfetamina, ela pode ser dosada no sangue e é considerada dopping em diversos concursos.


A principal diferença entre as duas seria a capacidade do Venvanse, em doses mais altas, se ligar também ao VMAT2, promovendo uma liberação excessiva de NA e DA na sinapse, causando sensação de euforia e recompensa, o que a leva a ser usada de forma recreativa e aumenta muito o risco de abuso contínuo.


Infelizmente, vemos cada vez mais as pessoas procurando o psiquiatra para conseguir a medicação, quando não, pedindo receita para colegas ou até mesmo recorrendo ao mercado negro. Alguns julgam ser impossível ter um desempenho suficiente ou superar a concorrência sem o uso da medicação.


Tomem cuidado! essas medicações possuem diversos efeitos colaterais, e frequentemente vejo pessoas, após terem se esforçado por muito tempo, se sabotando ao se aventurar com essas ''pilulas da inteligência''. Ela não vai lhe garantir melhores resultados, e muitas vezes pode até prejudicar seu rendimento, sem levar em conta os diversos possíveis efeitos colaterais.

Comments


Família tirando uma foto

O que os pacientes dizem

Confira as avaliações de quem está disfrutando de uma saúde mental melhor.

Instagram & Facebook designs _ https___c

Estou enviando esta mensagem para agradecer. Se soubesse que iria melhorar tanto desta ansiedade teria vindo muito antes. Muito obrigado Doutor

Tânia R. M.

Image by NordWood Themes

Obrigado por toda sua atenção Dr. João. Você me deixa muito seguro. Obrigado mesmo!
 
Antônio R. S.

Image by NordWood Themes

Dr  desenvolve um trabalho de excelência. Sempre me senti e me sinto muito acolhida em seu consultório. Já indiquei e indico sem medo de errar.

Fabiana C.

bottom of page